História da final da Women’s Nations League 2023/2024: Espanha 2×0 França
Seis meses após ganhar a Copa do Mundo Feminina, a Espanha se tornou a primeira campeã da Women’s Nations League. Agora comandadas por Montserrat Tomé, e não mais por Jorge Vilda, as espanholas bateram a França por 2×0 na final. O duelo aconteceu no Estádio La Cartuja, em Sevilha.
No geral, a Espanha neutralizou a rival do início ao fim. Na primeira etapa, assustou em bolas paradas. Irene Paredes acertou a trave. Foi em uma jogada por baixo, contudo, que as campeãs mundiais largaram em vantagem. Olga Carmona cruzou, e Aitana Bonmatí, melhor jogadora do mundo, abriu o placar.
Invicta até então, a França se lançou ao ataque no começo do segundo tempo, mas logo levou um banho de água fria. Mariona Caldentey completou cruzamento de Ona Batlle e marcou o gol do título. As francesas terminaram o jogo sem uma única finalização na meta adversária.
A geração dourada de Aitana Bonmatí, Alexia Putellas e companhia dá mais um título ao futebol feminino da Espanha. A campanha das espanholas registrou sete vitórias e uma derrota. Na disputa pelo terceiro lugar, a Alemanha superou a Holanda por 2×0, gols de Klara Bühl e Lea Schüller.
- Escalações:
Espanha (4-3-3): Catalina Coll – Ona Batlle, Irene Paredes, Laia Codina e Olga Carmona – Aitana Bonmatí, Laia Aleixandri e Jennifer Hermoso – Athenea del Castillo, Salma Paralluelo e Mariona Caldentey. Entraram: Oihane Hernández, Eva Navarro e Vicky López. Técnica: Montserrat Tomé.
França (4-2-3-1): Pauline Peyraud-Magnin – Elisa De Almeida, Maëlle Lakrar, Griedge Mbock Bathy e Sakina Karchaoui – Grace Geyoro e Amandine Henry – Kadidiatou Diani, Eugénie Le Sommer e Selma Bacha – Marie-Antoinette Katoto. Entraram: Kenza Dali, Delphine Cascarino, Amel Majri e Julie Dufour. Técnico: Hervé Renard.