Roma derrota Feyenoord e se torna a primeira campeã da Liga Conferência, seu primeiro título com o carimbo da Uefa

História da final da Liga Conferência 2021/2022: Roma 1×0 Feyenoord

A Roma se tornou a primeira campeã da Liga Conferência, terceira competição europeia de futebol entre clubes. Este, aliás, é seu primeiro título com o carimbo da Uefa. Sua maior glória continental, até então, era a extinta Copa das Cidades com Feiras de 1960/1961. Agora, a equipe comandada pelo técnico José Mourinho conquistou o torneio inaugurado na atual temporada ao derrotar o Feyenoord por 1×0.   

O começo de partida no Air Albania Stadium, em Tirana, capital da Albânia, passou longe de ser empolgante. Para não dizer que a etapa inicial não teve nenhuma grande emoção, foi nela que saiu o único gol da final, aos 32 minutos. Após lindo lançamento de Mancini, Trauner errou a cabeçada e permitiu que a bola chegasse a Zaniolo. O atacante matou no peito e bateu na saída do goleiro Bijlow.

Os holandeses pressionaram na volta para o segundo tempo. Contudo, pararam em Rui Patrício e na trave. Até esbarraram em ambos no mesmo lance: Malacia exigiu ótima defesa do goleiro, que espalmou a bola antes de ela explodir no poste. Passado o susto, os italianos desceram algumas vezes, porém mais se defendiam. Já menos intenso, o time de Roterdã atacou, sem sucesso, até o fim do jogo.

A trajetória dos campeões, entretanto, não foi um mar de rosas. Ainda pela fase de grupos, a Roma levou 6×1 do norueguês Bodo/Glimt, do qual se vingaria nas quartas de final. Tamanha humilhação fez o clube dar ingressos para a decisão contra o Feyenoord aos 166 torcedores presentes na Noruega. Com o título em mãos, os romanos se redimem e voltam a encher de orgulho sua apaixonada torcida!

  • Escalações:

Roma (3-4-1-2): Rui Patrício – Mancini, Smalling e Ibañez – Karsdorp, Mkhitaryan, Cristante e Zalewski – Pellegrini – Zaniolo e Abraham. Entraram: Sérgio Oliveira, Veretout, Spinazzola, Viña e Shomurodov. Técnico: José Mourinho.

Feyenoord (4-2-3-1): Bijlow – Geertruida, Trauner, Senesi e Malacia – Aursnes e Orkun Kökçü – Nelson, Til e Sinisterra – Dessers. Entraram: Toornstra, Linssen, Pedersen, Walemark e Jahanbakhsh. Técnico: Arne Slot.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *