História da final da Champions League 2023/2024: Borussia Dortmund 0x2 Real Madrid
O Real Madrid demorou para entender o que estava acontecendo em campo, mas acordou a tempo de fazer 2×0 no Borussia Dortmund e conquistou a Champions League pela 15ª vez. Autor do segundo gol, Vinícius Júnior se tornou o primeiro brasileiro a marcar em duas finais do torneio em questão.
De volta à decisão após 11 anos, os alemães fizeram uma grande primeira etapa no Estádio Wembley (Londres, Inglaterra). Na melhor oportunidade, Füllkrug foi lançado por Maatsen, apareceu frente a frente com Courtois, tocou na saída do goleiro e viu a bola caprichosamente pegar na trave.
No início da segunda parte do duelo, o Borussia Dortmund perdeu mais algumas chances, enquanto o Real Madrid começou a fazer o goleiro Kobel trabalhar. De qualquer forma, o empate persistiu por um bom tempo. Não até o fim. Toni Kroos cobrou escanteio, e Carvajal, de cabeça, abriu o placar.
Em vantagem, os espanhóis ficaram mais à vontade e logo mataram o jogo. Vinícius Júnior recebeu passe de Bellingham e bateu cruzado para confirmar o título do clube madrilenho. Na opinião de quem assina este texto, Vini é, atualmente, o melhor jogador de futebol do mundo.
- Escalações:
Borussia Dortmund (4-3-3): Kobel – Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen – Sabitzer, Emre Can e Brandt – Sancho, Füllkrug e Adeyemi. Entraram: Marco Reus, Malen, Haller e Bynoe-Gittens. Técnico: Edin Terzic.
Real Madrid (4-3-1-2): Courtois – Carvajal, Rüdiger, Nacho e Mendy – Valverde, Camavinga e Toni Kroos – Bellingham – Rodrygo e Vinícius Júnior. Entraram: Joselu, Modric, Éder Militão e Lucas Vázquez. Técnico: Carlo Ancelotti.