História do jogo: Olympique de Marselha 1×2 Tottenham
> 6ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/2023
Na rodada anterior, um gol de Harry Kane anulado pelo árbitro de vídeo tirou do Tottenham uma virada contra o Sporting. Indignado, o técnico Antonio Conte exagerou na reclamação e acabou expulso. Desta vez, nada impediu os ingleses de virarem o jogo: 2×1 sobre o Olympique de Marselha, com direito ao gol da vitória no último lance, em pleno Estádio Orange Vélodrome (Marselha, França).
O primeiro tempo pode ser resumido como um duelo de ataque contra defesa. Os franceses dominaram as ações e até demoraram para marcar. Nos acréscimos, Mbemba subiu bem e cabeceou firme para abrir o placar. Vale ressaltar que a partida ficou paralisada durante alguns minutos por conta do atendimento a Son, que levou a pior em um choque de cabeça. O atacante sul-coreano precisou ser substituído.
A equipe da Premier League voltou muito melhor para a segunda etapa. Lenglet, de cabeça, logo igualou. O empate já não interessava ao time da Ligue 1. Na reta final, Kolasinac perdeu um gol incrível e enterrou as chances de classificação dos marselheses. Em contra-ataque no apagar das luzes, Hojbjerg, que já havia carimbado a trave anteriormente, bateu cruzado para dar a vitória aos londrinos.
O gol do meio-campista dinamarquês fez o Tottenham avançar às oitavas de final da Liga dos Campeões como o primeiro colocado de seu grupo (com o empate, passaria em segundo lugar). Lanterna, o Olympique de Marselha deu adeus à competição. Em relação aos outros dois clubes da chave, o Eintracht Frankfurt se classificou para o mata-mata, enquanto o Sporting disputará a Liga Europa.
- Escalações:
Olympique de Marselha (3-4-2-1): Pau López – Mbemba, Bailly e Balerdi – Clauss, Rongier, Veretout e Nuno Tavares – Guendouzi e Harit – Alexis Sánchez. Entraram: Gigot, Kolasinac, Ünder, Kaboré e Suárez. Técnico: Igor Tudor.
Tottenham (3-4-3): Lloris – Dier, Lenglet e Davies – Sessegnon, Hojbjerg, Bentancur e Perisic – Lucas Moura, Harry Kane e Son. Entraram: Bissouma, Emerson Royal, Skipp e Bryan Gil. Técnico: Cristian Stellini.