História do jogo: Shakhtar Donetsk 1×5 Bayern de Munique
→ 6ª rodada da fase de liga da Champions League 2024/2025
Dos 36 clubes da Champions League, há um único que não pode atuar em seu país. Por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, o Shakhtar Donetsk precisou de uma nova casa. O local escolhido foi a Veltins-Arena, situada na cidade alemã de Gelsenkirchen. Como um de seus adversários era o Bayern de Munique, este último fez um raro jogo como visitante sem sair da Alemanha e se deu bem ao aplicar um sonoro 5×1.
É verdade que um gol brasileiro até permitiu que os ucranianos sonhassem com a vitória. Kevin invadiu a área, cortou para dentro e finalizou bonito para abrir o placar. Mera ilusão de que o triunfo seria possível. Aos poucos, os mandantes foram envolvidos pelos alemães. Laimer pegou uma sobra e encheu o pé para empatar. Müller recebeu de Musiala e virou ainda no primeiro tempo.
A equipe do leste europeu criou algumas oportunidades no início do segundo tempo, porém logo os bávaros reassumiram o controle das ações. Olise converteu uma cobrança de pênalti. Musiala aproveitou bola mal afastada pelo zagueiro e bateu no canto para ampliar. A goleada foi fechada com chave de ouro: Olise fez fila na defesa rival e assinou uma obra de arte.
O Bayern de Munique, que na partida em questão não contou com os lesionados Kane e Neuer, aparece em 10º lugar, com 12 pontos, a apenas um da zona de classificação direta para as oitavas de final. Por sua vez, o Shakhtar Donetsk está em 27º lugar, com 4 pontos. Cada time ainda tem mais dois jogos pela frente na fase de liga da Champions League.
- Escalações:
Shakhtar Donetsk (4-1-4-1): Riznyk – Konoplia, Bondar, Ghram e Matviyenko – Marlon Gomes – Zubkov, Bondarenko, Sudakov e Kevin – Sikan. Entraram: Kryskiv, Traoré, Eguinaldo, Pedrinho e Newertton. Técnico: Marino Pusic.
Bayern de Munique (4-2-3-1): Peretz – Laimer, Upamecano, Kim e Raphaël Guerreiro – Kimmich e Goretzka – Olise, Musiala e Sané – Müller. Entraram: Boey, Mathys Tel, Ibrahimovic, Aznou e Dier. Técnico: Vincent Kompany.