João Cancelo tem ótima atuação, comanda virada sobre o Porto e põe o Barcelona nas oitavas de final

História do jogo: Barcelona 2×1 Porto
5ª rodada da fase de grupos da Champions League 2023/2024

Emprestado pelo Manchester City, João Cancelo chegou ao Barcelona na atual temporada. Em partida que valia a liderança do grupo na Champions League, o lateral teve ótima atuação, comandou uma virada sobre o Porto por 2×1 e pôs os espanhóis nas oitavas de final. O primeiro lugar da chave ainda não está confirmado, porém é quase impossível perdê-lo.

No Estádio Olímpico Lluís Companys (Barcelona, Espanha), os portugueses chegaram com perigo durante boa parte do primeiro tempo. Merecidamente, abriram o placar. Pepê marcou no rebote do goleiro Iñaki Peña. Não deu nem para comemorar direito. Na sequência, João Cancelo entortou João Mário e acertou o cantinho para deixar tudo igual.

Os catalães voltaram a todo vapor para a segunda etapa. João Félix tabelou com João Cancelo e mandou a bola para as redes. Curiosamente, o Porto foi vazado por dois jogadores com passagem pelo Benfica, seu maior rival. Para avançar às oitavas de final, os lusitanos precisarão apenas empatar com o Shakhtar Donetsk na última rodada.

Após duas eliminações consecutivas na fase de grupos, o Barcelona está de volta ao mata-mata da Champions League. Em 2021/2022, o time azul-grená não resistiu a Bayern de Munique, Benfica e Dínamo de Kiev. Já em 2022/2023, caiu diante de Bayern de Munique, Inter de Milão e Viktoria Plzen. Em ambas as temporadas, terminou na terceira colocação da chave, anotando sete pontos.

  • Escalações:

Barcelona (4-3-3): Iñaki Peña – Ronald Araújo, Koundé, Iñigo Martínez e João Cancelo – Pedri, Gündogan e Frenkie de Jong – Raphinha, Lewandowski e João Félix. Entraram: Ferran Torres, Balde e Lamine Yamal. Técnico: Xavi Hernández.

Porto (4-4-2): Diogo Costa – João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Zaidu – Pepê, Eustáquio, Varela e Galeno – Evanilson e Taremi. Entraram: Jorge Sánchez, Francisco Conceição, Nico González, Toni Martínez e Namaso. Técnico: Sérgio Conceição.