História do jogo: Internazionale 1×0 Milan
> Semifinal (volta) da Liga dos Campeões 2022/2023
A Internazionale derrotou novamente o arquirrival Milan, agora por 1×0, e avançou à final da Liga dos Campeões. Classificação tranquila, com um contundente 3×0 no placar agregado. A equipe azul e preta está de volta à decisão da principal competição de clubes do futebol europeu após 13 anos.
O primeiro tempo no Estádio San Siro (Milão, Itália) começou frenético, mas com muitas faltas e algumas entradas mais fortes. Reforçados pelo importante atacante Rafael Leão, desfalque no duelo de ida, os milanistas tiveram maior posse de bola, enquanto os interistas somaram mais finalizações.
Na segunda etapa, porém, o time do técnico Simone Inzaghi neutralizou completamente o de Stefano Pioli e ainda chegou à vitória. Lautaro recebeu de Lukaku e bateu entre o goleiro e a trave para selar a classificação dos atuais vice-campeões italianos. Agora, o argentino tem três gols no torneio continental.
Tricampeã, a Inter disputará sua sexta final (campeã em 1963/1964, 1964/1965 e 2009/2010; vice em 1966/1967 e 1971/1972). Seu adversário será Real Madrid ou Manchester City. A decisão acontecerá no dia 10 de junho, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk (Istambul, Turquia).
- Escalações:
Internazionale (3-5-2): Onana – Darmian, Acerbi e Bastoni – Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan e Dimarco – Lautaro e Dzeko. Entraram: Brozovic, Lukaku, Gosens, Correa e Gagliardini. Técnico: Simone Inzaghi.
Milan (4-2-3-1): Maignan – Calabria, Thiaw, Tomori e Theo Hernández – Krunic e Tonali – Junior Messias, Brahim Díaz e Rafael Leão – Giroud. Entraram: Kalulu, Saelemaekers e Origi. Técnico: Stefano Pioli.