Análise
Ciro Immobile não é mais garoto. Aos 30 anos de idade, acaba de realizar o grande sonho de qualquer atacante do futebol europeu: conquistar a Chuteira de Ouro. Para isso, fez da atual temporada a melhor de toda sua carreira. Com a camisa da Lazio, marcou impressionantes 36 gols na Lega Serie A 2019/20.
Às vezes, parecia que todo gol da Lazio era de Immobile. Obviamente, não foi assim. No entanto, veja este dado: ele foi o autor de 45% dos gols de sua equipe na liga italiana. É quase a metade. É muito.
Seus principais concorrentes não apresentaram índices parecidos. Cristiano Ronaldo anotou 40% dos gols da Juventus. Por sua vez, Robert Lewandowski e Timo Werner marcaram 34% dos gols de Bayern de Munique e RB Leipzig, respectivamente. Em contrapartida, Lionel Messi fez 29% dos gols do Barcelona.
Valoriza ainda mais a façanha de Immobile o fato de ter feito isso jogando pela Lazio. O clube romano é grande. Mas nunca teve um atleta Chuteira de Ouro, o que mostra o tamanho da proeza do atacante.
Terceiro italiano a vencer o prêmio (Luca Toni, pela Fiorentina, e Francesco Totti, pela Roma, também ganharam), Immobile igualou recorde de Higuaín, pelo Napoli, como o artilheiro com mais gols em uma única edição da Serie A. De quebra, classificou a Lazio para a próxima Liga dos Campeões da Europa.
Imagem retirada da página da Lazio no Facebook