História do jogo: Manchester City 7×0 RB Leipzig
> Rodada de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões 2022/2023
O cometa Halley se aproxima da Terra uma vez a cada 76 anos. Há também o “cometa Haaland”. Este último passa com maior frequência pelo Etihad Stadium. No duelo entre Manchester City e RB Leipzig, porém, ele surpreendeu ao passar cinco vezes. Traduzindo para a linguagem do futebol: na partida entre ingleses e alemães, cujo placar foi 7×0 para os britânicos, o atacante Haaland fez incríveis cinco gols.
Com a façanha, o norueguês se tornou o terceiro atleta a marcar cinco gols em um único jogo de Liga dos Campeões. Messi e Luiz Adriano são os outros dois. O argentino estabeleceu a marca na vitória do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen por 7×1, pelas oitavas de final de 2011/2012. Já o brasileiro alcançou o feito no triunfo do Shakhtar Donetsk sobre o BATE Borisov por 7×0, pela fase de grupos de 2014/2015.
O massacre do City, classificado para as quartas de final, começou a ser construído a partir de um pênalti polêmico. Rodri cabeceou e a bola tocou de leve no braço de Henrichs. Chamado pelo VAR, o árbitro assistiu ao lance e assinalou a penalidade. Haaland converteu a cobrança. Em seguida, marcou de cabeça no rebote do travessão. Inspirado, levou a melhor em dividida na linha fatal e foi às redes mais uma vez.
Gündogan, em chute cruzado, também deixou sua marca. Haaland aproveitou bate-rebate e aumentou. Para fechar seu show, pegou o rebote do goleiro e cravou seu quinto gol. O centroavante foi substituído restando ainda meia hora de jogo. Guardiola errou ao tirá-lo. Era bem possível que Haaland chegasse ao sexto gol, o que seria inédito. No fim, De Bruyne acertou belo chute no ângulo para encerrar a goleada.
- Escalações:
Manchester City (3-2-4-1): Ederson – Akanji, Rúben Dias e Aké – Stones e Rodri – Bernardo Silva, De Bruyne, Gündogan e Grealish – Haaland. Entraram: Mahrez, Phil Foden, Julián Álvarez, Sergio Gómez e Kalvin Phillips. Técnico: Pep Guardiola.
RB Leipzig (4-2-3-1): Blaswich – Henrichs, Orbán, Gvardiol e Raum – Haidara e Kampl – Laimer, Forsberg e Szoboszlai – Timo Werner. Entraram: Simakan, Poulsen, André Silva, Dani Olmo e Klostermann. Técnico: Marco Rose.