História do jogo: Espanha 1×1 Portugal
(1ª rodada da fase de grupos da Liga das Nações 2022/2023)
Vizinhos, Espanha e Portugal apresentam um retrospecto recente para lá de equilibrado. As seleções ibéricas chegaram ao quinto empate consecutivo, agora pela Liga das Nações. A estreia das equipes na terceira edição do torneio terminou em 1×1. Disputado no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, o jogo ainda marcou o primeiro encontro entre os rivais na história da competição, criada em 2018.
Como de costume, os espanhóis tiveram maior posse de bola. No entanto, mostraram também um letal contra-ataque em seu repertório. Destaque pelos donos da casa, Gavi, de apenas 17 anos, puxou jogada em velocidade e acionou Sarabia, que rolou para Morata abrir o placar. Por outro lado, os portugueses, que começaram sem Cristiano Ronaldo, finalizaram pouco no primeiro tempo, sempre para fora.
Até houve uma melhora dos lusitanos no início da segunda etapa, mas logo eles viram o time de Luis Enrique reassumir a posse de bola e ter certo controle da situação. Lançado por Fernando Santos no decorrer da partida, Cristiano Ronaldo não teve uma única chance. Outro atleta vindo do banco, porém, esbanjou oportunismo. Após cruzamento de João Cancelo, Ricardo Horta deixou tudo igual.
A sequência de empates entre Espanha e Portugal vem desde a Eurocopa de 2012. Na ocasião, o confronto foi 0x0, com vitória espanhola nos pênaltis. Pela Copa do Mundo de 2018, um espetacular 3×3, em noite de hat-trick de Cristiano Ronaldo, se tornou um capítulo memorável daquele Mundial. Nos últimos dois anos, por fim, ocorreram dois amistosos, ambos com o placar em branco.
- Escalações:
Espanha (4-3-3): Unai Simón – Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres e Jordi Alba – Soler, Busquets e Gavi – Ferran Torres, Morata e Sarabia. Entraram: Koke, Dani Olmo, De Tomás e Marcos Llorente. Técnico: Luis Enrique.
Portugal (4-3-3): Diogo Costa – João Cancelo, Pepe, Danilo e Raphaël Guerreiro – Bruno Fernandes, João Moutinho e Bernardo Silva – Otávio, André Silva e Rafael Leão. Entraram: Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo, Ricardo Horta e Matheus Nunes. Técnico: Fernando Santos.