História do jogo: Lens 2×1 Arsenal
> 2ª rodada da fase de grupos da Champions League 2023/2024
Após 25 anos, Lens e Arsenal se reencontraram na Champions League. No Estádio Bollaert-Delelis (Lens, França), os franceses derrotaram os ingleses por 2×1. Portanto, mantiveram um pequeno tabu de nunca terem perdido para o rival pela competição. Agora, são duas vitórias e um empate, já que, em 1998/1999, as partidas terminaram em 1×1 e 1×0.
Os mandantes criaram as primeiras chances, porém os visitantes largaram em vantagem. Gabriel Jesus recebeu de Saka e bateu cruzado para abrir o placar. Depois, Wahi ajeitou, e Thomasson finalizou com uma linda chapada para empatar. No restante do primeiro tempo, os britânicos, com alta posse de bola, tentaram encontrar espaços para superar a defesa adversária.
Embora tenha chegado com perigo vez ou outra, o Arsenal esteve pouco inspirado na segunda etapa. Por sua vez, a equipe da Ligue 1 aproveitou para vencer o jogo. Wahi completou cruzamento de Frankowski para decretar a virada dos donos da casa. A fanática torcida vermelha e amarela comemorou uma vitória em Champions League após 21 anos.
O Lens disputa o principal torneio de clubes do futebol europeu apenas pela terceira vez. Suas outras participações haviam sido em 1998/1999 e 2002/2003. No total, soma cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, nunca tendo passado da fase de grupos. Na atual edição, o time do técnico Franck Haise, que havia empatado com o Sevilla na estreia, lidera sua chave.
- Escalações:
Lens (3-4-2-1): Samba – Gradit, Danso e Medina – Frankowski, Mendy, Abdul Samed e Machado – Sotoca e Thomasson – Wahi. Entraram: Diouf, Fulgini, Said e Aguilar. Técnico: Franck Haise.
Arsenal (4-3-3): Raya – Tomiyasu, Saliba, Gabriel Magalhães e Zinchenko – Odegaard, Rice e Havertz – Saka, Gabriel Jesus e Trossard. Entraram: Fábio Vieira, Ben White, Nelson, Smith Rowe e Nketiah. Técnico: Mikel Arteta.