História do jogo: Croácia 2×1 Dinamarca
> 5ª rodada da fase de grupos da Liga das Nações 2022/2023
A Croácia bateu a Dinamarca por 2×1 e roubou da rival a liderança do grupo na Liga das Nações. Restando uma rodada, as duas seleções estão separadas por um ponto, e apenas a melhor avança à semifinal. França e Áustria, os outros dois times da chave, lutam para escapar do rebaixamento.
O duelo pelo topo da tabela aconteceu no Estádio Maksimir (Zagreb, Croácia). Em busca da primeira vitória em casa, os croatas ditaram o ritmo no início, porém falharam nas finalizações. Por outro lado, os dinamarqueses cresceram na metade final do primeiro tempo, equilibrando a partida.
Na volta para a segunda etapa, Sosa aproveitou bola mal afastada pela defesa adversária e bateu rasteiro para abrir o placar a favor dos mandantes. A equipe da casa, aliás, perdeu algumas oportunidades para ampliar a vantagem, deixando os visitantes vivos no jogo, e eles agradeceram.
A cerca de quinze minutos do fim, Eriksen disparou uma bomba no ângulo e anotou um golaço. O empate, contudo, durou pouco. Na sequência, Majer acertou o canto e deu a vitória aos anfitriões, agora líderes. Curiosamente, os três gols da noite foram marcados em chutes de fora da área.
- Escalações:
Croácia (4-3-3): Livakovic – Juranovic, Sutalo, Gvardiol e Sosa – Modric, Brozovic e Kovacic – Pasalic, Kramaric e Perisic. Entraram: Petkovic, Orsic, Vlasic, Majer e Vida. Técnico: Zlatko Dalic.
Dinamarca (5-4-1): Schmeichel – Wass, Andersen, Kjaer, Christensen e Maehle – Skov Olsen, Hojbjerg, Delaney e Eriksen – Braithwaite. Entraram: Hojlund, Kristensen, Damsgaard, Jensen e Dolberg. Técnico: Kasper Hjulmand.