Análise
Maior jogador da história do Barcelona, Lionel Messi pode estar de saída. De acordo com veículos de comunicação argentinos e espanhóis, alguns fatores explicam a decisão do atacante. Por um lado, ele está desapontado com a gestão de Josep Maria Bartomeu. Por outro, não vê mais o clube competitivo como antes. Seu último título de Liga dos Campeões da Europa foi conquistado na temporada 2014/15.
Bartomeu fez algumas contratações equivocadas, inclusive montando times abaixo das expectativas. Além disso, pessoas próximas ao mandatário acumularam polêmicas com os líderes do elenco. Messi, por exemplo, teve problemas com o ex-treinador Quique Setién e com o ex-secretário-técnico Éric Abidal.
Torcedores foram até o Camp Nou protestar contra Bartomeu, pedindo sua renúncia. O Barcelona terminou a temporada sem título, fato que não ocorria desde 2007/08. Para piorar, os espanhóis foram humilhados pelo Bayern de Munique, em goleada histórica por 8×2, placar que desencadeou uma crise.
Aos 33 anos, Messi ainda acredita ter potencial para ser novamente o melhor jogador do mundo, prêmio que já venceu seis vezes. Mas, para isso, ele sabe que precisa atuar em uma equipe forte. Para o argentino, porém, o Barcelona já não oferece mais isso a ele. A ideia é ir para um clube mais competitivo.
O destino de Messi pode ser o Manchester City. Na Inglaterra, o atacante voltaria a trabalhar com o técnico espanhol Pep Guardiola. Juntos, eles ganharam 14 títulos. Segundo a jornalista argentina Veronica Brunati, os ingleses se reunirão com o atleta e sua família na próxima semana. Seria o fim de uma era?
Imagem retirada da página da Liga dos Campeões no Facebook