Croácia cede o empate no último lance, mas elimina Holanda na prorrogação e chega à final da Liga das Nações

História do jogo: Holanda 2×4 Croácia (após prorrogação)
> Semifinal da Liga das Nações 2022/2023

Há cerca de seis meses, a Croácia eliminou, de forma dramática, nossa seleção brasileira da última Copa do Mundo. Agora, fez uma nova vítima. Em um jogo com reviravoltas no placar e doses de emoção, derrotou a Holanda por 4×2 na prorrogação e chegou à final da Liga das Nações.

Não foi um bom começo de partida no Estádio De Kuip (Roterdã, Holanda). Das oito finalizações da etapa inicial, apenas uma acertou a meta. Nesta única, saiu o primeiro gol dos holandeses. Após jogada pela esquerda, Wieffer rolou para Malen na direita, que bateu cruzado para abrir o marcador.

Os croatas cresceram no segundo tempo e viraram o duelo, com Kramaric, de pênalti, e Pasalic, completando cruzamento de Ivanusec. Por outro lado, os anfitriões, embora pouco organizados, buscaram o empate na marra. Lang aproveitou a sobra na área e deixou tudo igual no último lance.  

Na prorrogação, a Croácia continuou superior e marcou mais duas vezes. Petkovic chutou rasteiro de fora da área para desempatar. Depois, o craque Modric converteu um novo pênalti para sacramentar a vitória de sua seleção. A equipe dos Bálcãs enfrentará a Espanha na final da Liga das Nações.

  • Escalações:

Holanda (4-2-3-1): Bijlow – Dumfries, Geertruida, Van Dijk e Aké – Wieffer e Frenkie de Jong – Malen, Koopmeiners e Simons – Gakpo. Entraram: Weghorst, Wijnaldum, Bergwijn, Lang, De Roon e Malacia. Técnico: Ronald Koeman.

Croácia (4-3-3): Livakovic – Juranovic, Sutalo, Vida e Perisic – Modric, Brozovic e Kovacic – Pasalic, Kramaric e Ivanusec. Entraram: Vlasic, Stanisic, Majer, Erlic, Petkovic e Barisic. Técnico: Zlatko Dalic.