Análise de jogo
A Holanda bateu a Polônia por 1×0, gol de Bergwijn. Mas melhor que a finalização do atacante foi o belo lançamento de De Jong para Hateboer, autor da assistência para o gol. Válida pela primeira rodada da Liga das Nações 2020/21, a partida foi disputada na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã, capital holandesa.
Dwight Lodeweges, técnico da Holanda, optou pelo esquema tático 4-2-3-1: Cillessen – Hateboer, Veltman, Van Dijk e Aké – De Roon e F. de Jong – Bergwijn, Wijnaldum e Promes – Depay. Entraram: Van de Beek e L. de Jong. Lodeweges dirige o time interinamente, após a saída de Koeman para o Barcelona.
Enquanto isso, Jerzy Brzeczek, treinador da Polônia, escalou (4-4-1-1): Szczesny – Kedziora, Glik, Bednarek e Bereszynski – Szymanski, Klich, Krychowiak e Jozwiak – Zielinski – Piatek. Entraram: Milik, Grosicki e Moder. Lewandowski não foi convocado, já que vem de sequência desgastante pelo Bayern de Munique.
A alta posse de bola dos anfitriões foi nítida desde o início. Entretanto, foram poucas as chances de gol. Priorizando o sistema defensivo, os visitantes cediam poucos espaços. Levaram perigo uma única vez, em boa finalização de Piatek. Já os donos da casa acertaram a trave no fim do primeiro tempo, com De Jong.
O volante holandês, aliás, participou do gol. Na segunda etapa, ele lançou Hateboer, que, por sua vez, cruzou na medida para Bergwijn estufar as redes. A tônica do jogo não sofreu alterações até o apito final.
Líder do grupo 1 (Liga A) da Liga das Nações, a Holanda soma três pontos. Itália e Bósnia, que empataram por 1×1, dividem a segunda posição, com um ponto cada. Em quarto lugar, a Polônia ainda não pontuou.
Imagem retirada da página da Uefa Euro 2020 no Facebook