História do jogo: Borussia Dortmund 1×3 Ajax
(4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/2022)
O relógio sequer marcava meia hora de jogo quando Hummels foi expulso. Curiosamente, foi com um jogador a menos que o Borussia Dortmund chegou ao seu gol. Depois, como era esperado, se fechou do jeito que deu, porém não resistiu e sofreu a virada do Ajax, vitorioso por 3×1 em pleno Signal Iduna Park.
Enquanto eram onze contra onze, os alemães faziam boa partida. Até que um fato mudou a história do duelo: Antony, na tentativa de aplicar um drible, aterrissou involuntariamente no carrinho de Hummels, se desequilibrou e caiu no chão. O árbitro deu cartão vermelho direto para o zagueiro. Lance polêmico.
Em poucos minutos, Mazraoui cometeu pênalti em Bellingham. Marco Reus converteu para abrir o placar. A partir daí, os atuais campeões holandeses aproveitaram a vantagem numérica e ditaram o ritmo do confronto. Não fizeram tanta pressão, mas dominaram as ações. Com paciência, reverteram a situação.
Eleito o melhor em campo, Antony participou dos três gols de sua equipe, sempre com cruzamentos pela direita. Primeiro, Tadic se atirou para empatar. Mais tarde, Haller virou ao marcar de cabeça. Por fim, Klaassen só desviou para completar a vitória do clube de Amsterdã, classificado para as oitavas de final.
- Escalações:
Borussia Dortmund (4-3-3): Kobel – Meunier, Akanji, Hummels e Wolf – Brandt, Witsel e Bellingham – Thorgan Hazard, Tigges e Marco Reus. Entraram: Pongracic, Passlack, Malen e Knauff. Técnico: Marco Rose.
Ajax (4-2-3-1): Pasveer – Mazraoui, Timber, Lisandro Martínez e Blind – Edson Álvarez e Gravenberch – Antony, Berghuis e Tadic – Haller. Entraram: Klaassen e Kudus. Técnico: Erik ten Hag.