História do jogo: Paris Saint-Germain 0x1 Borussia Dortmund
→ Semifinal (volta) da Champions League 2023/2024
O Borussia Dortmund derrotou o Paris Saint-Germain mais uma vez pelo placar de 1×0, agora no Parque dos Príncipes (Paris, França), e voltou à final da Champions League após 11 anos. A partida marcou a despedida de Mbappé com a camisa do PSG na competição, já que o atleta deve ir para o Real Madrid.
Donos da casa, os franceses tiveram a posse de bola, porém foram previsíveis em muitos ataques. Vários cruzamentos ficaram com o goleiro Kobel. Já os alemães atacaram algumas vezes e quase marcaram na reta final do primeiro tempo, quando Adeyemi disparou e bateu cruzado para a defesa de Donnarumma.
No início do segundo tempo, Brandt cobrou escanteio, e Hummels, de cabeça, anotou o gol da noite. O PSG pode não ter feito um grande jogo, mas é preciso reconhecer que o time da Ligue 1 teve muito azar: foram quatro bolas na trave ou no travessão, com Zaïre-Emery, Nuno Mendes, Mbappé e Vitinha.
Pela terceira vez, o Dortmund chega à final da Champions League. Em 1996/1997, conquistou seu único título ao bater a Juventus por 3×1. Mais tarde, em 2012/2013, perdeu para o Bayern de Munique por 2×1. Hummels e Marco Reus, jogadores do atual elenco, estavam em campo na derrota para os bávaros.
- Escalações:
Paris Saint-Germain (4-3-3): Donnarumma – Hakimi, Marquinhos, Beraldo e Nuno Mendes – Zaïre-Emery, Vitinha e Fabián Ruiz – Dembélé, Gonçalo Ramos e Mbappé. Entraram: Asensio, Barcola e Lee. Técnico: Luis Enrique.
Borussia Dortmund (4-2-3-1): Kobel – Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen – Sabitzer e Emre Can – Sancho, Brandt e Adeyemi – Füllkrug. Entraram: Marco Reus, Süle e Nmecha. Técnico: Edin Terzic.