Análise de jogo
A Bélgica derrotou a Inglaterra por 2×0, placar construído quando o relógio sequer marcava meia hora de jogo no estádio King Power at Den Dreef. Líderes de seu grupo na Liga das Nações, os belgas estão a um empate da semifinal. Com uma rodada de antecedência, os ingleses estão eliminados na fase de grupos.
Roberto Martínez, técnico da Bélgica, optou pelo esquema tático 3-4-2-1: Courtois – Alderweireld, Denayer e Vertonghen – Meunier, Witsel, Tielemans e T. Hazard – De Bruyne e Mertens – Lukaku. Entrou: Praet. De Bruyne e Mertens, que apareceram por trás do centroavante Lukaku, tiveram grande atuação.
Enquanto isso, Gareth Southgate, treinador da Inglaterra, escalou (3-4-2-1): Pickford – Walker, Dier e Mings – Trippier, Henderson, Rice e Chilwell – Mount e Grealish – Kane. Entraram: Sancho, Winks, Calvert-Lewin e Saka. Na última rodada da fase de grupos, os britânicos cumprirão tabela diante dos islandeses.
Ainda no início, Tielemans arriscou de fora da área, contou com desvio e abriu o placar. Em seguida, Lukaku, em cima da linha, tirou cabeçada de Kane. Depois, Mertens cobrou falta com maestria e ampliou.
É importante ressaltar o bom segundo tempo dos ingleses. Criaram chances, tentaram de todo o jeito, porém não marcaram. Afinal, não é tarefa fácil passar pelos três zagueiros belgas e pelo goleiro Courtois.