Análise da final da Liga dos Campeões Feminina 2020/21: Chelsea 0x4 Barcelona
Há tempos não se via um primeiro tempo impecável de um time de futebol. As meninas do Barcelona fizeram mais do que isso: além do show na etapa inicial, golearam o Chelsea por 4×0 e levaram a Liga dos Campeões Feminina 2020/21. A final foi disputada no estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia.
Incrivelmente, a goleada foi toda construída em apenas 36 minutos de partida. Foram às redes Leupolz, contra, Alexia, de pênalti, Bonmati e Graham Hansen. Na segunda metade da decisão, as espanholas apenas administraram a ótima vantagem no placar, enquanto as inglesas sequer reduziram o prejuízo.
Esta não só foi a primeira Liga dos Campeões Feminina do Barcelona, como foi a primeira de um clube espanhol. O feito das catalãs também se destaca por quebrar a hegemonia do Lyon no cenário do futebol feminino europeu. Maiores vencedoras, com sete troféus, as francesas eram as atuais pentacampeãs.
Escalações:
Chelsea (4-3-3): Berger – Carter, Bright, Eriksson e Charles – Leupolz, Ingle e Ji – Kirby, Harder e Kerr. Entraram: England, Reiten e Cuthbert. Técnica: Emma Hayes.
Barcelona (4-3-3): Paños – Torrejón, Guijarro, María León e Ouahabi – Bonmati, Hamraoui e Alexia – Graham Hansen, Hermoso e Martens. Entraram: Melanie, Losada, Mariona, Crnogorcevic e Oshoala. Técnico: Lluis Cortes.