História do jogo: Chelsea 2×0 Borussia Dortmund
> Rodada de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões 2022/2023
Foram 12 jogos sem que o Chelsea marcasse dois gols na mesma partida. Justamente no dia que era preciso marcar duas vezes, os ingleses desencantaram, colocando fim ao tabu. De quebra, derrotaram o Borussia Dortmund por 2×0, reverteram a vantagem do rival e avançaram às quartas de final da Liga dos Campeões. O duelo aconteceu no Estádio Stamford Bridge, em Londres, na Inglaterra.
Embalados por dez vitórias seguidas, os alemães controlaram a posse de bola no início, basicamente trocando passes. Somente na reta final do primeiro tempo, os britânicos conseguiram incomodá-los. Havertz teve um gol anulado por impedimento. João Félix parou no goleiro Meyer. Após cruzamento de Chilwell, Sterling furou na primeira tentativa, mas encheu o pé na segunda para abrir o marcador.
Na volta para o segundo tempo, Wolf interceptou a bola com o braço dentro da área. Pênalti. Havertz, que havia acertado a trave anteriormente, voltou a chutar no poste. Para sua sorte, o árbitro determinou que a cobrança fosse repetida devido a invasões de alguns atletas. O atacante não desperdiçou sua nova chance, ampliando o placar. A partir daí, o Dortmund se lançou ao ataque, porém não marcou.
A classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões é um alívio para o Chelsea, pressionado por conta dos maus resultados na atual temporada. Para se ter ideia, os londrinos ocupam a modesta décima colocação na Premier League, campanha abaixo das expectativas. Contratado há apenas seis meses, o técnico Graham Potter, por exemplo, já tem seu trabalho questionado.
- Escalações:
Chelsea (3-4-3): Kepa – Fofana, Koulibaly e Cucurella – Reece James, Enzo Fernández, Kovacic e Chilwell – Sterling, Havertz e João Félix. Entraram: Gallagher, Pulisic, Loftus-Cheek e Zakaria. Técnico: Graham Potter.
Borussia Dortmund (4-1-4-1): Meyer – Wolf, Süle, Schlotterbeck e Raphaël Guerreiro – Emre Can – Brandt, Bellingham, Özcan e Marco Reus – Haller. Entraram: Reyna, Bynoe-Gittens e Malen. Técnico: Edin Terzic.