Espanha supera Inglaterra no fim, se torna campeã da Euro e consagra os jovens Lamine Yamal e Nico Williams

História da final da Euro 2024: Espanha 2×1 Inglaterra

A Espanha superou a Inglaterra por 2×1 no fim e se tornou campeã da Euro. Sua jovem dupla de pontas deu show nos gramados alemães. Pela direita, Lamine Yamal, 17 anos, brilhou ao terminar no topo do ranking de assistências, com quatro passes para gol. Pela esquerda, Nico Williams, 22 anos, se destacou pela velocidade e pela agressividade, dando muito trabalho aos marcadores.

Com exceção da vitória sobre a Croácia na estreia, os espanhóis sempre tiveram maior posse de bola em relação a seus rivais. Na final, disputada no Estádio Olímpico de Berlim, não foi diferente. Dessa vez, entretanto, foram poucas as oportunidades criadas no primeiro tempo, etapa em que os ingleses se defenderam bem. Rodri, um dos melhores meio-campistas do mundo, se lesionou e saiu no intervalo.

O segundo tempo foi mais animado. Yamal rolou para Williams bater cruzado e abrir o placar. Os atuais campeões da Nations League perderam chances para ampliar e levaram o empate. Bellingham ajeitou, e Palmer, que havia acabado de entrar, acertou o canto para igualar a decisão. Contudo, Oyarzabal, também vindo do banco, completou cruzamento de Cucurella e fez o gol do título da equipe espanhola.

Mais do que vencer a principal competição de seleções do futebol europeu, a Espanha passa a ser a primeira tetracampeã da Euro. Suas outras taças foram conquistadas em 1964, 2008 e 2012. Por sua vez, a Inglaterra amarga seu segundo vice-campeonato consecutivo. Em 2021, os britânicos caíram diante da Itália nos pênaltis. A próxima edição do torneio, em 2028, será no Reino Unido e na Irlanda.

  • Escalações:

Espanha (4-2-3-1): Unai Simón – Carvajal, Le Normand, Laporte e Cucurella – Rodri e Fabián Ruiz – Lamine Yamal, Dani Olmo e Nico Williams – Morata. Entraram: Zubimendi, Oyarzabal, Nacho e Merino. Técnico: Luis de la Fuente.

Inglaterra (4-2-3-1): Pickford – Walker, Stones, Guéhi e Luke Shaw – Mainoo e Rice – Saka, Phil Foden e Bellingham – Harry Kane. Entraram: Watkins, Palmer e Toney. Técnico: Gareth Southgate.