História da final da Europa League 2023/2024: Atalanta 3×0 Bayer Leverkusen
Como superar um rival invicto há 51 jogos em uma final? É preciso, entre outras coisas, muita inspiração. Para a felicidade da Atalanta, seu camisa 11, Lookman, estava iluminado. Com três gols dele, os italianos enfiaram 3×0 no Bayer Leverkusen, derrubaram uma invencibilidade absurda dos alemães e se sagraram campeões da Europa League, segundo maior torneio de clubes do futebol europeu.
No Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda, a equipe da cidade de Bérgamo iniciou a decisão com uma marcação forte e adiantada, dificultando demais a saída de jogo de seu adversário. A estratégia logo deu resultado. Zappacosta cruzou, e Lookman apareceu para abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, o nigeriano deu uma caneta em Xhaka e finalizou de fora da área para ampliar.
Diante do cenário desfavorável, os germânicos voltaram para o segundo tempo com Boniface, um de seus artilheiros na competição, porém a noite era mesmo de outro atacante. Lookman pedalou na frente de Tapsoba e bateu cruzado para completar seu hat-trick. Portanto, o destaque da final foi embora da capital irlandesa com a bola da partida, além de uma medalha, é claro.
A Atalanta conquista seu primeiro título internacional. A receita do sucesso passa principalmente pela aposta no trabalho longevo do técnico Gian Piero Gasperini, há oito anos no cargo. Se Bérgamo está em festa, Leverkusen também está, mesmo com o vice-campeonato europeu. Comandado pelo técnico Xabi Alonso, o time da farmacêutica Bayer acaba de vencer a liga nacional de maneira invicta.
- Escalações:
Atalanta (3-4-2-1): Musso – Djimsiti, Hien e Kolasinac – Zappacosta, Éderson, Koopmeiners e Ruggeri – De Ketelaere e Lookman – Scamacca. Entraram: Scalvini, Pasalic, Toure, Hateboer e Rafael Tolói. Técnico: Gian Piero Gasperini.
Bayer Leverkusen (3-4-2-1): Kovár – Tapsoba, Jonathan Tah e Hincapie – Stanisic, Palacios, Xhaka e Grimaldo – Frimpong e Wirtz – Adli. Entraram: Boniface, Hlozek, Andrich, Schick e Tella. Técnico: Xabi Alonso.