História do jogo: Barcelona 1×4 Paris Saint-Germain
→ Rodada de volta das quartas de final da Champions League 2023/2024
Tudo caminhava para uma classificação tranquila do Barcelona. Afinal, eram dois gols de vantagem no placar agregado. No entanto, Ronald Araújo foi expulso e deixou os espanhóis na mão. O Paris Saint-Germain aproveitou e virou o confronto, com direito a uma goleada por 4×1 em pleno Estadi Olímpic Lluís Companys. Os franceses enfrentarão o Borussia Dortmund na semifinal da Champions League.
Lamine Yamal passou como quis por Nuno Mendes e cruzou para Raphinha abrir o marcador. Em menos de 20 minutos, Ronald Araújo derrubou Barcola quando este último iria sair na cara do gol. O árbitro apresentou cartão vermelho direto para o zagueiro. Dembélé, que até a temporada passada vestia azul-grená, completou cruzamento de Barcola para empatar, calando os torcedores que o vaiavam.
O PSG marcou mais três vezes após o intervalo. Vitinha recebeu de Hakimi com total liberdade e bateu rasteiro para virar a partida. João Cancelo cometeu pênalti em Dembélé. Mbappé, que deve ir para o Real Madrid ao final da temporada, converteu a cobrança. Nos últimos minutos, Koundé afastou mal e a bola sobrou para Mbappé marcar novamente. Agora com oito gols, ele é o artilheiro da competição.
Esta não é a primeira grande virada envolvendo os dois clubes. Em 2016/2017, Barcelona e Paris Saint-Germain se cruzaram nas oitavas de final. Os parisienses venceram por 4×0 no Parque dos Príncipes, abrindo uma boa vantagem. Contudo, os catalães fizeram algo que parecia impossível no Camp Nou: um épico 6×1 para cravar a maior virada da história do torneio e estarrecer o mundo do futebol.
- Escalações:
Barcelona (4-3-3): Ter Stegen – Koundé, Ronald Araújo, Cubarsí e João Cancelo – Pedri, Gündogan e Frenkie de Jong – Lamine Yamal, Lewandowski e Raphinha. Entraram: Iñigo Martínez, Ferran Torres, João Félix e Fermín. Técnico: Xavi Hernández.
Paris Saint-Germain (4-3-3): Donnarumma – Hakimi, Marquinhos, Lucas Hernández e Nuno Mendes – Zaïre-Emery, Vitinha e Fabián Ruiz – Dembélé, Mbappé e Barcola. Entraram: Lee, Asensio, Ugarte e Kolo Muani. Técnico: Luis Enrique.