Arsenal amarga sua pior campanha na Premier League dos últimos 25 anos

Análise

Nós não estamos acostumados com o Arsenal no meio da tabela. Pois bem: o tradicional clube inglês encerrou a Premier League 2019/20 na oitava colocação, com 56 pontos. Foram 14 vitórias, 14 empates e dez derrotas. Você se lembra da última vez em que ele teve desempenho parecido? Provavelmente, não.

Esta é sua pior campanha nos últimos 25 anos. Voltamos no tempo para achar um campeonato pior. Foi na temporada 1994/95, quando a equipe de Londres acabou na 12ª posição, com 51 pontos. Na ocasião, 13 vitórias, 12 empates e 17 derrotas. A título de curiosidade: naquele ano, o campeão foi o Blackburn.

Se o Arsenal perdeu um pouco de sua hegemonia, é principalmente porque seus rivais locais ficaram mais poderosos. Estamos falando do fortalecimento de clubes como Manchester City e Tottenham, além do próprio Chelsea, um pouco mais atrás. Eles subiram de patamar: viraram grandes e passaram a disputar espaço com os mais tradicionais. Manchester United e Liverpool também sofreram com isso.

Obviamente, não foi o único fator. O Arsenal cometeu erros, como qualquer um. O importante é corrigi-los e entender que o mundo do futebol mudou. Não pode parar no tempo. Os saudosistas podem não gostar, mas Manchester City e Tottenham são realidade. E o Chelsea já venceu até a Liga dos Campeões.  

De qualquer forma, a temporada do time londrino foi salva graças ao título da Copa da Inglaterra. Portanto, ele está garantido na próxima Liga Europa, a segunda principal competição europeia de clubes.

Terceiro maior campeão inglês, o Arsenal tem 13 campeonatos, três na era Premier League. O último, aliás, foi especial. Em 2003/04, Henry e companhia deram show e conquistaram a liga de maneira invicta.   

Imagem retirada da página da Liga Europa no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *