História da final da Liga Conferência 2022/2023: Fiorentina 1×2 West Ham
O West Ham marcou um gol nos últimos minutos, bateu a Fiorentina por 2×1 e se tornou campeão da Liga Conferência. A final foi disputada na Fortuna Arena, em Praga, capital da República Tcheca. Ainda que o primeiro tempo não tenha sido dos mais emocionantes, foram os italianos quem dominaram a posse de bola, atacaram um pouco mais e até tiveram um gol anulado por impedimento.
Em dado momento, o espetáculo deu lugar a cenas lamentáveis. Torcedores ingleses arremessaram copos nos atletas rivais que deles se aproximavam. Um dos objetos acertou o lateral Biraghi, que sofreu um corte na cabeça. A partida precisou ser paralisada. Por meio do sistema de som e do telão, a Uefa pediu que os fãs parassem com a atitude. Quando a situação se normalizou, a bola voltou a rolar.
A segunda etapa começou pegada, mas logo saíram os gols. Biraghi colocou a mão na bola dentro da área. Pênalti a favor dos londrinos. Benrahma converteu a cobrança para abrir o placar. A resposta dos florentinos não demorou. Nico González ajeitou de cabeça, e Bonaventura finalizou cruzado para deixar tudo igual. Depois, o jogo fluiu bem, com oportunidades para ambas as equipes.
Quando parecia que a decisão iria para a prorrogação, Lucas Paquetá deu um passe genial para Bowen tocar na saída do goleiro e marcar o gol do título dos britânicos. De maneira invicta, com 12 vitórias e um empate, o West Ham conquistou a Liga Conferência. Após 58 anos, o clube de Londres volta a vencer uma competição internacional, já que a última havia sido a Recopa Europeia 1964/1965.
- Escalações:
Fiorentina (4-3-3): Terracciano – Dodô, Milenkovic, Ranieri e Biraghi – Bonaventura, Amrabat e Mandragora – Nico González, Jovic e Kouamé. Entraram: Arthur Cabral, Saponara, Igor Júlio e Barák. Técnico: Vincenzo Italiano.
West Ham (4-2-3-1): Areola – Coufal, Zouma, Aguerd e Emerson Palmieri – Soucek e Rice – Bowen, Lucas Paquetá e Benrahma – Antonio. Entraram: Kehrer, Fornals e Ogbonna. Técnico: David Moyes.