História do jogo: Villarreal 2×3 Liverpool
(Jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões 2021/2022)
Por algum momento, o Villarreal chegou a sonhar com a grande final da Liga dos Campeões. Em apenas 41 minutos, já devolvia o placar do duelo de ida e até jogava melhor que o Liverpool. No intervalo, contudo, o técnico Jürgen Klopp promoveu a entrada de Luis Díaz. Inspirado, o atacante colombiano mudou a cara do jogo: os ingleses cresceram, viraram a partida para 3×2 e vão decidir o torneio europeu.
No Estádio de la Cerámica, os espanhóis marcaram logo no primeiro ataque. Capoue rolou para o meio da área, e Dia completou para o gol. Aos poucos, os britânicos acordaram, porém estavam longe de seus melhores dias. Já o clube de La Liga não deixava de acreditar. Lo Celso se chocou com o goleiro Alisson e pediu pênalti, não marcado. Ainda na primeira etapa, Capoue cruzou para Coquelin, de cabeça, ampliar.
A essa altura, haveria prorrogação. Mas a entrada de Luis Díaz no lugar de Diogo Jota foi um divisor de águas. No segundo tempo, a equipe da Premier League pressionou os donos da casa e buscou a virada. Em outras palavras, voltou a ser aquele timaço que todos conhecem. Fabinho recebeu belo passe de Salah e encheu o pé para diminuir. Após cruzamento de Alexander-Arnold, Luis Díaz, de cabeça, igualou.
O Villarreal sentiu os golpes. Sofrer o terceiro gol era mesmo questão de tempo. Mané ganhou dividida com o goleiro Rulli na intermediária e só empurrou a bola em direção à meta vazia para virar o jogo. Pela décima vez, o Liverpool está na final da Liga dos Campeões. Sob o comando de Jürgen Klopp, é a terceira nos últimos cinco anos. Na decisão, o time de Anfield terá pela frente o Real Madrid, como em 2017/2018.
- Escalações:
Villarreal (4-4-2): Rulli – Foyth, Albiol, Pau Torres e Estupiñán – Lo Celso, Parejo, Capoue e Coquelin – Gerard Moreno e Boulaye Dia. Entraram: Pedraza, Chukwueze, Trigueros, Aurier e Paco Alcácer. Técnico: Unai Emery.
Liverpool (4-3-3): Alisson – Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson – Naby Keïta, Fabinho e Thiago Alcântara – Salah, Diogo Jota e Mané. Entraram: Luis Díaz, Henderson, Curtis Jones, Tsimikas e Milner. Técnico: Jürgen Klopp.