História do jogo: Manchester City 1×0 Atlético de Madrid
(Jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões 2021/2022)
O Manchester City está acostumado a enfrentar times fechados. Desta vez, seu adversário era o Atlético de Madrid, conhecido por se defender bem, embora a atual temporada não seja das melhores neste quesito. Naturalmente, os ingleses dominaram a posse de bola, sofreram para furar a retranca dos espanhóis, mas venceram por 1×0, largando em vantagem nas quartas de final da Liga dos Campeões.
Apesar da alta posse de bola no Etihad Stadium, o clube da Premier League não criou chances reais de gol no primeiro tempo. Desde o início, teve dificuldade para superar a marcação da equipe de La Liga, que se defendia com todos os atletas atrás da linha da bola e colocava cinco homens na primeira linha.
O cenário da partida pouco se alterou na segunda etapa. Sem perder tempo, Diego Simeone promoveu três substituições. A resposta de Pep Guardiola também foi em dose tripla. Phil Foden, um dos que havia entrado, deu belo passe para De Bruyne bater na saída do goleiro Oblak e marcar o único gol do jogo.
Além de sair derrotado do duelo de ida, o Atlético de Madrid deixou o gramado com uma marca negativa e até vergonhosa: não registrou nenhuma finalização nos 90 minutos. Vale ressaltar que a Uefa chegou a creditar dois arremates para os madrilenhos nas estatísticas, porém desconsiderou ambos mais tarde.
- Escalações:
Manchester City (4-3-3): Ederson – João Cancelo, Stones, Laporte e Aké – De Bruyne, Rodri e Gündogan – Mahrez, Bernardo Silva e Sterling. Entraram: Grealish, Gabriel Jesus e Phil Foden. Técnico: Pep Guardiola.
Atlético de Madrid (5-3-2): Oblak – Vrsaljko, Savic, Felipe, Reinildo e Renan Lodi – Marcos Llorente, Koke e Kondogbia – Griezmann e João Félix. Entraram: De Paul, Correa, Matheus Cunha e Lemar. Técnico: Diego Simeone.